
Especialistas revelam os prós e os contras dos cardápios mais procurados.
Escolher uma dieta para seguir não é uma das tarefas mais fáceis. A tentação de optar por um cardápio que inclui os alimentos que você adora ou que promete resultado rápido é muito grande. Mas, antes de fazer a sua aposta, conheça os prós e os contras de cada método. Afinal, ninguém quer correr o risco de engordar tudo de novo ou até de prejudicar a saúde. Para ajudá-la na escolha, convocamos algumas nutricionistas para avaliar as dez dietas mais procuradas pelas mulheres. As especialistas contam quais os "efeitos colaterais" de cada proposta.
1.Dieta dos pontos
Com uma lista de quantos pontos vale cada alimento, a pessoa fica livre para escolher o que quer comer, respeitando um limite de pontuação. Nenhum alimento é proibido.
Estimativa de perda de peso
De 3 a 4 quilos por mês.
Calorias/dia
1100
O que acontece quando a dieta acaba
"A pontuação ajuda a ter uma ideia da quantidade de alimento que pode se consumida. Mas, para manter o peso, você precisa saber optar por alimentos saudáveis que proporcionam saciedade e ativam o metabolismo. Sem saber fazer essas escolhas inteligentes, fica difícil manter os resultados conquistados por muito tempo", diz Vanessa Leite.
Palavra da especialista
"A dieta é boa desde que a pessoa mescle todos os grupos alimentares. E o mais importante no processo da perda de peso é como você emagrece e não o simples fato de emagrecer. Se não souber escolher os alimentos, não é possível controlar a glicemia e o colesterol, uma vez que os maus hábitos não são extintos", diz Maria Cecília Corsi.
2.Dieta do shake
Defende a adoção da bebida para substituir uma das refeições como forma de ajudar a reduzir o número de calorias ingeridas ao longo do dia.
Estimativa de perda de peso
De 1 a 2 quilos por semana.
Calorias/dia
De 1000 a 1500
O que acontece quando a dieta acaba
"É preciso aumentar as calorias gradativamente para não correr o risco de recuperar o peso na mesma velocidade que eliminou", diz Priscila Rosa.
Palavra da especialista
"A refeição líquida tem a desvantagem de não necessitar da mastigação, que é um dos estímulos necessários para ocorrer a sensação de saciedade. É uma alternativa para um dia ou outro, mas não é legal como método de dieta", diz Cynthia Antonaccio.
3.Dieta volumétrica
Adota um cardápio com baixas calorias e alto poder de saciedade, dando preferência a alimentos ricos em fibras e água, como frutas, vegetais, grãos, massas, pães e sopas.
Estimativa de perda de peso
De meio a 1 quilo por semana.
Calorias/dia
500 a menos do que o seu habitual.
O que acontece quando a dieta acaba
"Se você não mantiver os hábitos, pode não ter a mesma sensação de saciedade e começar a consumir alimentos com menos volume, porém com maior densidade calórica", diz Roseli Rossi.
Palavra da especialista
"Rica em legumes e verduras, essa dieta ajuda a diminuir as calorias de maneira saudável. Com a ingestão maior desses alimentos, o total de calorias no prato é menor e o valor nutricional maior. Porém, é preciso estar sempre atenta à qualidade dos alimentos escolhidos: não adianta comer uma fritura com salada", diz Maria Cecília Corsi.
4.Dieta do tipo sanguíneo
Segue uma alimentação distinta para os portadores de cada tipo de sangue (verduras para o tipo A, laticínios para o tipo B, dieta variada para o tipo AB, carnes para o tipo O)
Estimativa de perda de peso
Cerca de 1 quilo por semana.
Calorias/dia
1200
O que acontece quando a dieta acaba
"Quando os alimentos proibidos voltarem para o seu cardápio, a chance do peso também retornar é grande", diz Priscila Rosa.
Palavra da especialista
"Essa dieta ajuda a emagrecer porque diminui a quantidade de calorias. No entanto, não existe um estudo científico que comprove sua estratégia. Além disso, ela não promove uma reeducação alimentar e ainda retira diferentes alimentos nutricionalmente importantes do cardápio", diz Maria Cecilia Corsi.
5.Dieta da proteína
Libera todo tipo de proteína (como iogurte, queijos, carne e ovos), poucas verduras e frutas e restringe radicalmente os carboidratos, como açúcar, pães e grãos.
Estimativa de perda de peso
2 quilos por semana.
Calorias/dia
Dado não fornecido.
O que acontece quando a dieta acaba
"Após a privação dos carboidratos, o desejo de consumi-los pode aumentar e o ganho de peso é muito rápido", diz Roseli Rossi.
Palavra da especialista
"O excesso de proteínas pode sobrecarregar alguns órgãos como fígado e rins, além de propiciar o aumento do colesterol pelo consumo das gorduras presentes na proteína animal", diz Cynthia Antonaccio.