Translate this Page







 

 

 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 



SISTEMA IMUNOLÓGICO

 

Dentro do nosso corpo há um impressionante mecanismo de proteção, chamado sistema imunológico. Ele foi elaborado para defendê-lo de milhões de bactérias, micróbios, vírus, toxinas e parasitas que adorariam invadir nosso corpo. Para compreender o poder do sistema imunológico, tudo o que você precisa fazer é olhar o que acontece quando qualquer coisa morre. Isso pode parecer grosseiro, mas mostra algo muito importante sobre o seu sistema imunológico.

Quando alguma coisa morre, nosso sistema imunológico (junto com todo o resto) é desativado. Em uma questão de horas, o corpo é invadido por todo tipo de bactérias, micróbios, parasitas... Nenhuma dessas coisas é capaz de entrar quando o sistema imunológico está funcionando, mas no momento em que ele pára a porta fica escancarada. Quando morremos, leva apenas algumas semanas para que esses organismos destruam completamente nosso corpo e o levem embora, ficando apenas o esqueleto. Obviamente, o sistema imunológico está fazendo algo impressionante para impedir que toda essa destruição aconteça - enquanto estamos vivos.

O sistema imunológico é complexo, conexo e interessante. E há pelo menos duas boas razões para você saber mais sobre ele. Primeiro, é simplesmente fascinante compreender de onde vêm coisas como febre, urticária, inflamação etc. Você também escuta bastante sobre o sistema imunológico nos noticiários à medida que novas partes dele são compreendidas e novas drogas são lançadas - saber sobre o sistema imunológico torna essas notícias compreensíveis. Neste artigo, vamos dar uma olhada em como o sistema imunológico funciona de modo que possamos entender o que ele está fazendo por nós a cada dia, assim como o que ele não está fazendo.



O sistema imunológico funciona 24 horas por dia e age de modos diferentes, porém trabalha quase sem ser notado. Só notamos nosso sistema imunológico quando ele falha por alguma razão ou, quando ele faz alguma coisa que produz um efeito colateral que podemos ver ou sentir. Aqui estão vários exemplos:

  • quando você se corta, vários tipos de bactérias e vírus entram no seu corpo através da abertura na pele. Quando entra uma farpa na sua pele você fica com a lasca de madeira, que é um corpo estranho, dentro do seu corpo. Seu sistema imunológico responde e elimina os invasores enquanto a pele cicatriza e sela o corte. Em casos raros o sistema imunológico falha e o corte infecciona. Ele inflama e fica cheio de pus. A inflamação e o pus são efeitos colaterais do sistema imunológico fazendo o seu trabalho;

     

  • quando um mosquito pica você, o local fica inchado, vermelho e coçando. Esse também é um sinal visível do seu sistema imunológico trabalhando;

     

  • todo os dias você inala milhares de germes (bactérias e vírus) que estão flutuando no ar. Seu sistema imunológico lida com todos eles sem problemas. Ocasionalmente, um germe passa pelo sistema imunológico e você pode pegar um resfriado, ficar gripado ou algo pior. São sinais visíveis de que o seu sistema imunológico não conseguiu deter o germe. O fato de você sarar do resfriado ou gripe é outro sinal visível, agora, de que seu sistema imunológico foi capaz de eliminar o invasor depois de tomar conhecimento dele. Se o seu sistema imunológico não fizesse nada, você jamais conseguiria se ver livre de um resfriado ou de outro problema;

     

  • todos os dias você come centenas de germes e, mais uma vez, a maioria deles morre na saliva ou nos ácidos do estômago. Ocasionalmente, um escapa e causa intoxicação alimentar. Há, normalmente, um efeito bastante visível dessa falha do sistema imunológico: vômito e diarréia são dois dos sintomas mais comuns;
  • há também muitos tipos de doenças que são causadas pelo sistema imunológico trabalhando de modo inesperado ou incorreto, causando problemas. Por exemplo, algumas pessoas têm alergias . Alergias são, na verdade, o sistema imunológico reagindo de forma exagerada a certos estímulos aos quais as outras pessoas nem reagem. Algumas pessoas têm , que é causada pelo ataque inapropriado do sistema imunológico às células do pâncreas, destruindo-as. Algumas pessoas têm diabetes, que é causada pelo sistema imunológico quando este ataca inapropriadamente as articulações. Muitas doenças são causadas por um erro do sistema imunológico;

     

  • finalmente, às vezes, lembramos do sistema imunológico porque ele nos impede de fazer coisas que poderiam ser benéficas. Por exemplo, os transplantes de órgãos são muito mais difíceis do que deveriam ser porque o sistema imunológico geralmente rejeita o órgão transplantado.

 

A BATALHA DAS CÉLULAS

Dois sistemas de defesa atuam na proteção e erradicação de ameaças microscópicas

Sistema imune inato: formado por células que não precisam ter mantido contato anterior com o microorganismo invasor para combatê-lo Sistema imune adaptativo: formado por células que só reconhecem o microorganismo invasor caso tenham mantido contato anterior com ele (é o caso das vacinas)
Proteção Proteção
Células do sistema imunológico liberam a proteína interferon, que não permite que o vírus invasor se multiplique, protegendo o organismo contra infecções Células dos glóbulos brancos que produzem anticorpos identificam o vírus ou a bactéria e neutralizam esses microorganismos com uma espécie de "capa"
Erradicação Erradicação
As células NK (natural killers, ou "exterminadoras naturais"), produzidas pela medula óssea, identificam outras células infectadas e liberam substâncias que as destroem Linfócito T, células dos glóbulos brancos que detectam outras células infectadas, liberam proteínas para destruir as contaminadas. Após o processo, as células mortas são recolhidas

 

 

 

 

 

 AUMENTE SUA IMUNIDADE

O sistema imunológico é um conjunto de estruturas que são responsáveis por garantir a defesa e por manter o corpo funcionando livre de doenças. Compreende todos os mecanismos pelos quais nosso organismo se defende de invasores internos como bactérias, vírus e parasitas.

O sistema imunológico também é responsável pela limpeza do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, além de memória imunológica. Também é ativo contra células alteradas que diariamente surgem no nosso corpo como resultado de mitoses anormais: essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a tumores.

Dicas para Aumentar a Imunidade

  • Alimentar-se bem. A melhor forma de reforçar o sistema imunológico do nosso organismo é através de uma alimentação correta e saudável.
  • Praticar exercícios físicos. Os exercícios físicos devem ser feitos 4 vezes por semana de 30 a 40 minutos.
  • Manter as mãos sempre limpas.
  • Cultivar hábitos de higiene bucal, como escovar os dentes após as refeições e sempre usar fio dental.
  • Evitar colocar a mão na boca.
  • Manter a casa limpa e arejada.

Alimentos para Imunidade

Sistema Imunológico

Alguns alimentos ajudam a estimular a ação do sistema imunológico e potencializam o seu bom funcionamento.

  • Alho e Cebola. Excelentes para o sistema imunológico. Contêm substâncias que estimulam enzimas e inibem o crescimento bacteriano.
  • Cenoura e Brócolis. Contêm vitamina A. A deficiência dessa vitamina provoca uma redução no número de linfócitos, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias.
  • Laranja, manga, morango e pimentão. Ricos em Vitamina C, aumentam a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência.
  • Castanha do Pará, amêndoas, nozes e folhas verdes. Contêm selênio, vitaminas e atuam como antioxidantes. Protegem as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temíveis radicais livres, que são liberados nas reações químicas naturais do organismo.
  • Carne, leite, peixes, aves, feijão e cereais integrais. Como esses alimentos contêm zinco e selênio, sua deficiência pode causar diversas doenças imunológicas.
  • Chocolate meio-amargo, linhaça e vinho tinto. Contêm antioxidantes e propriedades que defendem o organismo.

Bebidas para Imunidade

 Sistema Imunológico

  • Água. Tome pelo menos um litro e meio de água por dia para manter o corpo hidratado e as vias aéreas úmidas.
  • Suco verde. Contém clorofila (rica em zinco, ferro e vitamina C).
  • Suco de frutas. Nutritivos e cheios de vitaminas.
  • Chá de gengibre. Fortalece o sistema de defesa do organismo e tem ação bactericida. Excelente no processo digestivo.
  • Chá verde. Desintoxica e acelera o metabolismo, melhora a imunidade e combate os radicais livres.
  • Chá de Anis. O anis é excelente para melhorar a imunidade contra vírus, especialmente contra resfriados.

O que Evitar

Estudos comprovam que dietas com grande quantidade de açúcares interferem na capacidade de as células brancas do sangue destruir os invasores.

A ingestão excessiva de gorduras também reduz a atividade de células protetoras e prejudica a resposta imunológica.






 
Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional